Dengue tem mais de 100 casos em sete dias - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que até o fechamento desta matéria foram registrados 474 casos de dengue, sendo três casos de chikungunya, e três óbitos confirmados em 2024.
Vale lembrar que na edição passada houveram 297 casos registrados e dois óbitos. Sendo que até a chegada dos exemplares da presente edição em seus respectivos destinos podem contar com um número ainda maior, no qual Bebedouro deve passar facilmente de 500 em menos de 60 dias em 2024, caso continuar neste ritmo crescente.  “A ajuda da população é fundamental. Afinal, o primeiro passo começa em casa, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti”, considerou a Secretaria Estadual de Saúde. 
O setor de Vetores e Zoonoses segue com as ações de combate a dengue pelo município. “A população precisa compreender os riscos associados à dengue e estar ciente das medidas preventivas, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada. Essa luta é um dever de todos e juntos venceremos”, diz a Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Tilleli.
Conforme o Decreto 16.620 de 31 de janeiro de 2024, ao considerar o que dispõe o Código de Postura Municipal (Lei n° 2.131, de 26 de setembro de 1991), caso constatada a ocorrência de foco ou criadouros da larva, ou ainda falta de condições de higiene e limpeza adequada do local, nos termos do que dispõe esse decreto e a legislação de regência, poderão os órgãos de fiscalização municipal, proceder com a lavratura de auto de infração, com a imposição das penalidades de advertência e multa pecuniária, correspondente ao valor 10 UFMs - Unidades Fiscais do Município.
Ainda conforme o decreto criado no Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira”, junto ao setor de
Vigilância Sanitária e Epidemiológica, serviço específico de atendimento aos acometidos com sintomas da dengue, os quais terão atendimento prioritário e específico. Entre as ações feitas pelo município, de acordo com o Prefeito Lucas Seren estão o fumacê, no qual com dois veículos passando pela cidade ao combater o mosquito adulto que está voando e picando, além da dispersão de larvicida que combate a larva antes que a mesma se transforme em mosquito, retirada de entulho, visita dos agentes nas casas e os mutirões.

Clima Bebedouro

FCTV Web