Casos de dengue segue crescendo - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que foram confirmados até o fechamento desta matéria, 1.628 casos de Dengue, sendo três óbitos. No qual Chikungunya, quatro casos confirmados.
Os dados são até o fechamento desta matéria, e estão sujeitos a mudança quando o exemplar da presente edição chegar ao seu destino. Na semana passada, conforme divulgamos no sábado (9), 1.579 casos de Dengue, três óbitos, e quatro casos de Chikungunya. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, afirma que a dengue precisa ser levada a sério. “Solicitamos que a população colabore com nossos agentes permitindo as visitas nas casas, com objetivo de manter a Saúde Pública para que a doença não se prolifere”, comentou Thais.
A coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda falou do assunto. “As equipes de saúde vem aumentando a cada dia e os trabalhos desenvolvidos na cidade através da união de forças, e conscientização por parte da população, é possível conseguir erradicar esse mosquito e suas arboviroses (doenças)", afirmou Regina.
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A arbovirose mais greve é a dengue, na qual é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico, pois a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, enquanto uma pequena parte evolui para gravidade. É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada estão entre as medidas básicas de prevenção. 

Clima Bebedouro

FCTV Web